Prévia do material em texto
A+ Alterar modo de visualização Peso da Avaliação 2,00 Prova 85592334 Qtd. de Questões 10 Acertos/Erros 10/0 Nota 10,00 1 "O farmacêutico deve especializar sua consulta nos problemas comuns de sua região e nas queixas que normalmente são mal atendidas no balcão da farmácia. Em outras palavras, perfil epidemiológico da região e as necessidades dos pacientes devem ser os fatores-guia da construção do serviço clínico farmacêutico. Isso pode incluir atendimento de transtornos menores, métodos contraceptivos, uso de medicamentos por gestantes, problemas dermatológicos e cosméticos, pacientes polimedicados com dificuldades de adesão, pacientes idosos fragilizados ou pacientes crônicos que necessitam de cuidado contínuo". Fonte: CORRER, C. J; OTUKI, M. F. Método clínico de atenção 2011. p. 1. Disponível em: https://encurtador.com.br/uBKL3. Acesso em: 11 jul. 2024. A respeito do histórico clínico do paciente, de acordo com a história social, assinale a alternativa correta: A A história social refere-se aos hábitos que podem ser a causa do sintoma. B A história social refere-se a como paciente se refere a um problema. C A história social refere-se à doença ou aos medicamentos que podem causar sintoma. D A história social refere-se ao destaque, caso e situações clínicas que tenham histórico na família. E A história social refere-se a outros órgãos que podem ser afetados e que sinalizem casos de maior gravidade e complexidade. 2 muito tempo, farmacêutico teve seu papel de profissional de saúde negligenciado com relação ao cuidado em saúde. As mudanças históricas nos processos produtivos e a influência dessas mudanças nos currículos acadêmicos culminaram em um profissional tecnicista, de conhecimentos multicompartimentados, descontextualizado da equipe multidisciplinar, mantendo uma relação mais íntima com produto (medicamento) do que com usuário do produto (paciente). A atuação clínica promove reencontro entre farmacêutico e paciente, exigindo do profissional novas competências para que possa novamente se responsabilizar pelo bem-estar do paciente e tornar-se um dos provedores de cuidados em saúde, no contexto do cuidado multidisciplinar". Fonte: Ministério da saúde. Cuidado farmacêutico na atenção básica. 2015. p. 24. Disponível em: Acesso em: 11 set 2023. O curso de farmácia, a partir do ano de 2002, tinha como destaque desenvolvimento do aluno como generalista. Isso trouxe diversas preocupações em relação à parte clínica. E algumas disciplinas foram adicionados à grade curricular do curso. Sobre isso, assinale a alternativa correta: A Farmacoterapia. B
,See AlsoA indiferença do outro parental: uma figura da violência moralProcessos formativos para o enfrentamento das violências contra as mulheres no setor saúde: uma revisão integrativaTransição de carreira: De Biomédica para Gestora de ParceriasA importancia do Banco de Dentes relato de experiência - OdontologiaQuímica orgânica, atenção farmacêutica e bioética. C Farmacoterapia e Atenção farmacêutica. D Farmácia Clínica, Farmacoterapia e Atenção E Atenção 3 processo de atenção farmacêutica obedece a uma sequência de passos conhecida como método clínico. O método clínico inclui a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e seguimento do paciente. De modo geral, todas as profissões da saúde seguem estas mesmas etapas no processo de cuidado do paciente, sendo a principal característica de uma profissão sua expertise e autonomia na resolução de um grupo específico de problemas do paciente". Fonte: CORRER, C. OTUKI, M. Método clínico de atenção 2011. p. 1. Disponível em: https://encurtador.com.br/uBKL3 Acesso em: 13 set. 2023. Sobre método clínico de atenção farmacêutica, de acordo com todas as etapas, assinale a alternativa correta: A O método clínico de atenção farmacêutica acontece através da identificação de problemas relacionados à farmacoterapia. B O método clínico de atenção farmacêutica acontece através da coleta e organização dos dados do paciente. C O método clínico de atenção farmacêutica acontece através da elaboração do cuidado, junto ao paciente. O método clínico de atenção acontece através da coleta de dados, identificação de problemas, planejamento e seguimento. O método clínico de atenção acontece através do seguimento individual do paciente. 4 "A revisão da farmacoterapia é uma prática que busca organizar a medicação do paciente considerando as particularidades do medicamento em uso, como intervalo de dose e interação com alimento, a partir das orientações fornecidas pelo profissional prescritor e diante da rotina adotada pelo paciente". Fonte: MODOLON, A. G.; LEGUIZAMONN. D. M. B.: VARGAS V, M. Revisão da farmacoterapia de pacientes do Programa Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em um município de Santa Catarina. Brasil. Ciências V. 29, p. 51-60, 2017. A farmacoterapia é considerada eficaz e consegue alcançar as metas terapêuticas previamente estabelecidas. Sobre as metas terapêuticas da farmacoterapia, analise as afirmativas a seguir: I. A cura de uma doença. II. A prevenção de doenças. III. A redução e eliminação de sinais e sintomas. IV. A evitar diagnóstico concreto do paciente. É correto que se afirma em: A II, III e IV, apenas. B II e III, apenas. C II e III, apenas.
,D I, II e III, apenas. E I e IV, apenas. 5 "São importantes estratégias de distribuição dos medicamentos que garantam não somente acesso, mas também repasse de informações ao paciente, necessárias para uso correto, bem como a diminuição dos problemas relacionados a medicamentos (PRM)". Fonte: MODOLON, A. G.; LEGUIZAMONN, D. M. B.: VARGAS V, M. Revisão da farmacoterapia de pacientes do Programa Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em um município de Santa Catarina, Brasil. Ciências V. 29, p. 51-60, Para que um tratamento farmacológico seja realizado, deve ser baseado em condições ou necessidades básicas. Baseando-se nessas condições, analise as opções a seguir: I. A dieta. II. A indicação. III. A segurança. IV. A efetividade.É correto que se afirma em: A II e III, apenas. B I, II e III, apenas. C IV, apenas. D III e IV, apenas. E II, III e IV, apenas. 6 Intervenção é um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e profissionais de saúde, que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/seguimento Sobre a intervenção analise as afirmativas a seguir: I. O delineamento de uma intervenção não deve considerar todas opções terapêuticas disponíveis, mas somente aquelas prescritas pelo II. Todas as intervenções devem ser sistematicamente documentadas, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). III. As intervenções devem ser individualizadas de acordo com a condição clínica do paciente, suas necessidades e problemas relacionados à farmacoterapia. IV. A intervenção é capaz de reduzir número de eventos adversos e, consequentemente, aumentar a qualidade assistencial e diminuir os custos hospitalares. É correto que se afirma em: A I, II e III, apenas. B II e III, apenas. C II, III e IV, apenas.
,D III e IV, apenas. E I e IV, apenas. 7 "A terapia medicamentosa permite ao usuário tratar ou prevenir uma doença, atenuar os seus sintomas ou retardar a progressão da mesma e, dessa forma, acesso aos medicamentos é algo fundamental. Por outro lado, a falta de informação sobre medicamentos compõe, muitas vezes, uma fonte de problemas devido ao potencial de causar Resultados Negativos associados à Medicação (RNM)". Alguns problemas podem ser encontrados na etapa de avaliação do uso de medicamentos. Fonte: A. LEGUIZAMONN. D. M. VARGAS V. M. Revisão da farmacoterapia de pacientes do Programa Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em um município de Santa Catarina. Brasil. Ciências V. 29. p. 51-60. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Ocorre a utilização de medicamentos desnecessários ou sem indicação clara relacionados com problemas de saúde do paciente. PORQUE II. Existe também a necessidade do uso de medicamentos para um determinado problema de saúde que não possui tratamento, até aquele momento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. C As asserções I e II são falsas. D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. E A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 8 Leia a situação hipotética a seguir: A. F. 45 anos, sexo feminino, hospitalizada, com pneumonia bacteriana causada por um germe multirresistente, em tratamento com ampicilina 500 mg por via intravenosa de 6 em 6 horas, conforme preconizado no protocolo institucional de antibioticoterapia. No entanto, a paciente vem apresentando agravamento do estado clínico com febre ininterrupta e Considerando as informações apresentadas, qual Problema Relacionado aos Medicamentos (PRM) evidenciado no caso? A PRM 5 O paciente tem um problema de saúde porque medicamento não é seguro, apesar de a dose prescrita ser correta. B PRM 3 O paciente tem um problema de saúde porque, apesar da dose correta, medicamento não é efetivo. C PRM 2 - O paciente tem um problema de saúde porque recebe um medicamento de que não necessita. D PRM 4 O paciente tem um problema de saúde porque medicamento não é efetivo devido à dose prescrita.
,E PRM 1 O paciente tem um problema de saúde porque não recebe medicamento de que necessita. 9 Leia a situação hipotética a seguir: D. S. J., 32 anos, sexo masculino, com hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, toma seus medicamentos prescritos de forma regular e mantém esses problemas de saúde sob controle dentro das metas estabelecidas. No entanto, vem apresentando na última semana dor epigástrica e refluxo noturno. Considerando as informações apresentadas, qual Problema Relacionado aos Medicamentos (PRM) evidenciado no caso? A PRM 4 - O paciente tem um problema de saúde porque medicamento não é efetivo devido à dose prescrita. B PRM 3 O paciente tem um problema de saúde porque, apesar da dose correta, medicamento não é efetivo. PRM 1 O paciente tem um problema de saúde porque não recebe medicamento de que necessita. D PRM 2 O paciente tem um problema de saúde porque recebe um medicamento de que não necessita. PRM 5 O paciente tem um problema de saúde porque medicamento não é seguro, apesar de a dose prescrita ser correta. 10 "A revisão da farmacoterapia compreende um serviço farmacêutico de grande relevância, uma vez que neste processo, profissional tem acesso às informações relacionadas ao paciente, sua rotina, tratamento e problemas de saúde; a partir destas informações, pode identificar e tentar solucionar os problemas encontrados na terapia farmacológica, por exemplo, os problemas de adesão e no intervalo de doses. Evidências comprovam que a revisão da farmacoterapia aumenta os resultados de saúde para os pacientes, podendo minimizar custos e riscos de hospitalização". Fonte: MODOLON, A. D. M. B.: VARGAS V, M. Revisão da farmacoterapia de pacientes do Programa Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em um município de Santa Catarina, Brasil. Ciências V. 29. p. 51-60, 2017. Durante a prática terapêutica da atenção a adesão terapêutica precisa ser avaliada, de modo a investigar como paciente faz uso dos medicamentos. Considerando que farmacêutico tem a responsabilidade de compreender a dimensão da adesão do paciente ao tratamento, analise as opções de acordo com essas adesão: I. A segurança. II. A efetividade. III. A necessidade. IV. A privação de correto que se afirma em: A II, III e IV, apenas. B IV, apenas. C II e III, apenas. D III e IV, apenas. E I, II e III, apenas.
,Imprimir